Raquel Lucas terminou a Licenciatura em Ciências Farmacêuticas em 2004, seguida de um Mestrado em Epidemiologia em 2006 e um Doutoramento em Saúde Pública em 2012, pela Universidade do Porto. Atualmente, é investigadora principal no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Coordena ainda um grupo de investigação dedicado ao tema “Desenho populacional da saúde e doença musculoesquelética”.
O seu trabalho incide sobre a epidemiologia das doenças reumáticas e musculoesqueléticas, com especial foco nas experiências de dor ao longo da vida e nas suas interações com o desenvolvimento do sistema musculoesquelético. Tem também estado envolvida na monitorização do impacto das doenças reumáticas e musculoesqueléticas em Portugal.
Foi eleita Representante Europeia da Associação Internacional de Epidemiologia para o período de 2024-2027. Além disso, participou na implementação do primeiro estudo prospetivo sobre a incidência do VIH em Portugal, em colaboração com uma organização da sociedade civil, cujo conselho consultivo integra.