Sandra Mendes completou a licenciatura em Ciências do Desporto, ramo Exercício e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) em 2011 e o mestrado em Educação para a Saúde na Faculdade de Medicina na Universidade do Porto (FMUP) em 2014.
Começou a colaborar em investigação durante a sua licenciatura e mestrado. Inicialmente na área das doenças cardiovasculares, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), tendo de seguida integrado a equipa da Unidade de Investigação e Desenvolvimento cardiovascular (UNIC) da FMUP. Posteriormente e na mesma Faculdade, ingressou na equipa da linha de investigação PaCeIT – Tecnologias e informação centradas no doente, integrada no CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, onde se dedicou essencialmente à área das doenças respiratórias crónicas.
Atualmente é investigadora no ISPUP no âmbito do projeto “PRUDENT: Prioritization, Incentives and Resource Use for Sustainable Dentistry”, referência n.º 101094366, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte Europa.
Áreas de interesse: educação/promoção de saúde; desigualdades em saúde; literacia em saúde.