PRUDENT - Prioritization, incentives and Resource use for sUstainable DENTistry

Instituição proponente:

Stichting Radboud Universitair Medisch Centrum - RADBOUDUMC

Instituições participantes:

Syddansk Universitet (SDU); Technische Universitat Berlin (TUB); University College Cork - National University of Ireland, Cork (UCC); Universite Clermont Auvergne (UCA); Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP); Ministry for Health - Government of Malta (MFH); Universitetet i Oslo (UiO); Stichting Lygature (Lygature); Semmelweis Egyetem (SU); Mittetulundusuhing Eesti Hambaarstide Liit (EDA);

Fontes de financiamento:

Horizon Europe Framework Programme (HORIZON)

Data de início:

01/01/2023

Data (prevista) de conclusão:

31/12/2027

Orçamento total:

Total: 4.640.205,00€; ISPUP: 102.028,75€

Resumo:

O projeto PRUDENT (Priorização, incentivos e uso de recursos para a odontologia sustentável) visa desenvolver e implementar uma estrutura inovadora e adaptável ao contexto para o financiamento otimizado da higiene bucal. PRUDENT reúne os melhores investigadores de universidades de prestígio, autoridades públicas e formuladores de políticas, sociedade civil e organizações de pacientes, seguradoras de saúde e profissionais de saúde, para alcançar uma mudança radical na resolução coletiva de problemas. Dada a abrangência do tópico, PRUDENT usa uma abordagem direcionada que é totalmente focada em quatro principais causas subjacentes às atuais limitações do financiamento de cuidados bucais.

Utilizando uma abordagem de pesquisa de métodos mistos, o projeto PRUDENT irá: (i) co-desenvolver indicadores de desempenho do sistema de saúde bucal e implementá-los no quadro de monitoramento em toda a UE; (ii) conduzir experiências de laboratório e do mundo real para identificar mecanismos aprimorados de financiamento de cuidados bucais; (iii) alavancar o aprendizado regulatório, o planeamento de recursos adaptado às necessidades e o estabelecimento de prioridades deliberativas para melhorar a melhoria do financiamento de cuidados bucais.

Equipa de Investigação