Sofia Sosa

Sofia Sosa

Investigador Não Doutorado Integrado

Linhas de Investigação: L1- Investigação do curso de vida e envelhecimento saudável
Laboratórios: Nutrição e Saúde Cardiometabólica

Sofia formou-se, em 2012, em Nutrição no México pela Universidad Marista de Mérida. Trabalhou durante um ano como nutricionista num Hospital Público abrangendo áreas como a pediatria, nefrologia, cirurgia, ortopedia, medicina interna e terapia intensiva pediátrica, sendo responsável pelo aconselhamento nutricional aos pacientes com alta hospitalar.

Sofia foi voluntária no Centro de Investigação em Saúde da Mulher da Universidade da Carolina do Norte (UNC) nos Estados Unidos, no departamento de nutrição. Aqui, colaborou no projeto “Mães e Outros”, inicialmente dando apoio administrativo e posteriormente em diferentes áreas da pesquisa. Além disso, colaborou no Instituto Prolepsis em Atenas, Grécia. Durante esse período, esteve envolvida em diferentes linhas de pesquisa, como micotoxinas e pesticidas em alimentos para bebés, e tradução espanhol / inglês da Diretriz de Nutrição Grega.

Em setembro de 2018, Sofia inscreveu-se no Mestrado em Saúde Pública (Europubhealth+). O primeiro ano de mestrado decorreu em Espanha, na Escuela Andaluza de Salud Pública e  o segundo ano do mestrado decorreu em França, na École des Hautes Études en Santé Publique com a especialização em saúde ambiental e ocupacional. Realizou estágio no Luxembourg Institute of Health (LIH) de fevereiro a agosto de 2020, com o tema: “Multidisciplinary management of obesity through digital health: A scoping review”.

Em setembro de 2021, iniciou o Doutoramento em Saúde Pública no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.