DELIVER ‑ Deliberative improvement of oral care quality

Tipo de projeto:

Referência:

Instituições participantes:

Universitatsklinikum Heidelberg (Alemanha); The University of Manchester (Reino Unido); Karolinska Institutet (Suécia); Universita Ta Malta (Malta); Stichting Vu (Países Baixos); Kobenhavns Universitet (Dinamarca); Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (Portugal); AQUA-Institut for angewandte Qualititsforderung und Forschung im Gesundheitswesen GmbH (Dinamarca); Stichting Mlc Foundation (Países Baixos)

Fontes de financiamento:

Horizonte Europa

Data de aprovação:

01/02/2022

Data de início:

01/07/2022

Data (prevista) de conclusão:

31/07/2024

Orçamento total:

Total: 4.252.853,00€; ISPUP: 50.125.00€

Linha de investigação:

L1- Investigação do curso de vida e envelhecimento saudável

Laboratório de investigação:

Percurso de vida e saúde oral

Resumo:

As doenças orais afetam mais de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. São a 3ª doença mais dispendiosa, em termos de tratamento, na União Europeia, e afetam desproporcionalmente os grupos vulneráveis. Sendo uma das metas da ONU e da OMS – a cobertura universal de saúde, continuam a existir muitos cidadãos da UE que não têm acesso a cuidados de saúde oral de qualidade. O projeto DELIVER (Melhoria Deliberativa da qualidade de saúde oral) visa melhorar a qualidade dos cuidados de saúde orais através do diálogo deliberativo e da ação envolvendo os cidadãos, pacientes, provedores, seguradores e agentes políticos. O DELIVER criará um ecossistema sinérgico de resolução de problemas para converter diálogos na melhoria significativa da qualidade dos cuidados de saúde oral. O projeto reúne os melhores investigadores de universidades de prestígio, sociedade civil e organizações de doentes, profissionais de saúde, agentes políticos e PMEs para alcançar uma mudança radical na solução de problemas.

Dada a abrangência do tema, o DELIVER utiliza uma abordagem direcionada e totalmente focada em cinco grandes causas subjacentes às limitações atuais dos sistemas de higiene oral. Usando uma abordagem de investigação de métodos mistos, o DELIVER irá co-desenvolver e co-produzir novas abordagens de melhoria de qualidade em três fases.

A 1ª fase envolve a análise situacional, aprovação de indicadores de qualidade fundamentais e desenvolvimento de um quadro de monitorização à escala da UE.

A 2ª fase envolve o aprofundamento e análise de abordagens de melhoria de qualidade selecionadas:
(i) melhoria de qualidade baseada em PROMs/PREMs em práticas odontológicas;
(ii) melhoria da qualidade baseada na comunidade para grupos vulneráveis;
(iii) contratação de serviços de saúde oral orientados para a qualidade.

Serão analisados os determinantes da melhoria da qualidade dos cuidados de saúde oral. Na 3ª e última fase, os conhecimentos adquiridos na 1ª e 2ª fases serão incorporados no DELIVER Quality Toolkit, constituído por manuais e ferramentas digitais com abordagens concretas e adaptáveis ao contexto para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde oral.

Equipa de investigação