Desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de risco individual para prever asma em idade escolar

André Moreira

Investigador responsável

Investigador Doutorado Integrado

Referência:

2022.07363.PTDC

Instituição proponente:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Instituições participantes:

Center for Environmental and Respiratory Health Research, Oulu, Finland;

Fontes de financiamento:

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início:

01/01/2023

Data (prevista) de conclusão:

31/08/2024

Orçamento total:

49 750,63 €

Resumo:

Um aspeto crítico para melhorar os resultados em saúde é a identificação precoce de crianças em risco de desenvolver doenças crónicas como a asma e, consequentemente, a implementação de estratégias efetivas de prevenção. A asma afeta cerca de 7% das crianças portuguesas em idade escolar, sendo a doença crónica mais prevalente nesta faixa etária. A asma é uma doença complexa e multifatorial, com determinantes genéticos e ambientais que têm impacto na apresentação clínica diversa e heterogénea desta doença crónica. A equipa deste projeto tem estudado abordagens farmacológicas e não- farmacológicas, incluindo determinantes ambientais, para prevenir o desenvolvimento de asma em crianças em idade escolar, melhorar o diagnóstico e providenciar recomendações relacionadas com a saúde. Assim, o projeto ORACLE pretende criar e fornecer uma ferramenta clínica útil com o objetivo de prever o risco de desenvolvimento de asma em crianças portuguesas usando uma coorte de nascimento de base populacional. Com recurso a uma abordagem de inteligência artificial e machine learning, desenvolveremos e testaremos um algoritmo preditivo que melhor se ajuste aos dados, tendo em conta preditores significativos de asma e facilmente avaliados num contexto diário.