Stomach cancer Pooling (StoP) Project

Referência:

2007123

Instituições participantes:

Department of Epidemiology, IRCCS – Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, Milan, Italy • Department of Clinical Sciences and Community Health, University of Milan, Milan • ItalySection of Hygiene, Institute of Public Health, Università

Data de início:

11/06/2013

Data (prevista) de conclusão:

01/07/2015

Linha de investigação:

L4 - Resultados da investigação centrada nos pacientes e na população

Laboratório de investigação:

Epidemiologia do cancro

Resumo:

Equipa: Claudio Pelucchi, Nuno Lunet, Stefania Boccia, Zuo-Feng Zhang, Delphine Prauda, Paolo Boffetta, Fabio Levi, Keitaro Matsuo, Hidemi Ito, Jinfu Hu, Kenneth C. Johnson, Monica Ferraroni, Guo-Pei Yu, Bárbara Peleteiro, Reza Malekzadeh, Mohammad H. Derakhshan, Weimin Ye, David Zaridze, Dmitry Maximovitch, Nuria Aragonés, Vicente Martínz, Mohammadreza Pakseresht, Farhad Pourfarzi, Andrea Bellavia, Nicola Orsini, Alicja Wolk, Lina Mu, Dario Arzani, Robert C. Kurtz, Pagona Lagiou, Dimitrios Trichopoulos, Joshua Muscat, Carlo La Vecchia, Eva Negri.

O StoP (Stomach cancer Pooling) é um consórcio de investigações epidemiológicas direccionadas para o cancro do estômago que conta com a presença de Portugal, à semelhança do que já acontece com outras neoplasias. Este novo projecto tem como objectivo estudar o papel que os estilos de vida e os factores genéticos podem desempenhar na ocorrência do cancro do estômago, através da análise conjunta dos dados obtidos em diferentes tipos de estudos, sendo liderado por um grupo de investigação italiano.

Até agora, foram incluídos 22 estudos de 11 países (Canadá, China, Espanha, Estados Unidos da América, Grécia, Irão, Itália, Japão, Portugal, Rússia e Suécia), juntando assim informação relativa a mais de 9000 casos de cancro do estômago e 23000 controlos. Cerca de 40% destes indivíduos provêm da Ásia, 43% são Europeus e 17% do continente Norte Americano, sendo a maioria homens (66%) com uma idade mediana de 61 anos.

Dada a natureza deste excepcionalmente grande conjunto de dados, torna-se possível quantificar os efeitos de factores de risco raros para a doença, assim como analisar adequadamente subgrupos da população, permitindo ainda avaliar a existência de interacções entre factores genéticos e ambientais. É também objectivo deste projecto conduzir análises separadamente por tipo histológico e por localização do tumor, de modo a identificar padrões associados a estas entidades nosológicas.

Este projecto é financiado pelo Ministério da Saúde Italiano (Bando Giovani Ricercatori 2011–2012).

Equipa de investigação