Informação disponível no website do projeto.
O UNITE4TB tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de novas soluções para o tratamento da tuberculose.
Marcar uma nova era no tratamento da tuberculose é a ambição deste projeto lançado oficialmente no dia 15 de julho de 2021, no âmbito da Iniciativa Medicamentos Inovadores – um Consórcio Europeu de Investigação e Desenvolvimento público-privado, que visa promover a criação de novos medicamentos para tratar ou prevenir infeções bacterianas resistentes.
Ao longo dos próximos sete anos, a equipa do UNITE4TB unirá então esforços para encontrar novos fármacos que sejam capazes de tratar os doentes com tuberculose multirresistente, de uma forma eficaz, acessível e rápida.
Note-se que a tuberculose multirresistente é considerada um desafio de saúde pública, uma vez que é resistente a pelo menos dois medicamentos antituberculosos que são cruciais para o seu tratamento – a Isoniazida e a Rifampicina. A falta de opções terapêuticas compromete o controle da doença e a cura dos doentes infetados, dificultando a interrupção da cadeia de transmissão. O UNITE4TB surge precisamente para encontrar novos fármacos que ajudem a tratar este problema de saúde pública.