WhySchool - Why Youth Mental Health Care School-Based with Primary Care Liaison

Referência:

000095SM4

Instituições participantes:

A informação está disponível aqui:

Fontes de financiamento:

Administraão Central do Sistema de Saúde, IP - Iniciativas em Saúde Pública (EEA Grants)

Data de início:

25/09/2015

Data (prevista) de conclusão:

25/09/2016

Linha de investigação:

L2 - Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis

Laboratório de investigação:

Literacia em saúde mental, bem-estar, depressão e prevenção do suicídio

Resumo:

Este projeto, desenvolvido pela EUTIMIA – Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal – EAAD.PT, pretende implementar uma linha de cuidados em Saúde Mental junto da população juvenil, desde o contexto socioeducativo até aos cuidados hospitalares especializados, capacitando os profissionais das escolas públicas. A mesma será garantida por meio de programas de formação em saúde mental devidamente creditados, bem como pela disponibilização de materiais de informação e uma plataforma web. A nível comunitário, o projeto pretende aumentar a acessibilidade e equidade no que concerne aos cuidados de saúde mental e incrementar a literacia em saúde mental junto dos agentes educativos. O projeto conta com parcerias nacionais alargadas nos domínios académico, municipal e formativo, bem como com a Faculdade de Medicina da Universidade de Oslo.