Testes serológicos aos trabalhadores do ensino superior público do Porto

Os resultados dos testes serológicos para pesquisa dos anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 aos trabalhadores do Ensino Superior Público do Porto encontram-se disponíveis para consulta na plataforma medRxiv.

Este programa de testes serológicos, levado a cabo pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), entre maio e julho de 2020, avaliou 4952 trabalhadores da Escola Superior de Enfermagem do Porto, da Universidade do Porto, e do Politécnico do Porto.

Concluiu-se que 3,9% (179) dos trabalhadores avaliados apresentavam anticorpos (das classes lgM e/ou lgG) contra o novo coronavírus SARS-CoV-2.

3,1% (142) tinham anticorpos da classe lgM e 1.0% (45) testaram positivo para a presença de anticorpos da classe lgG – os anticorpos de maior duração.

Como era já expectável, a seroprevalência foi superior entre os trabalhadores que reportaram ter tido contactos com casos positivos, que estiveram em quarentena, ou indicaram ter tido sintomas.

Os resultados do estudo intitulado Prevalence of SARS-CoV-2 antibodies among workers of the public higher education institutions of Porto, Portugal, conduzido por investigadores da EPIUnit do ISPUP, estão disponíveis para consulta na plataforma medRxiv.