Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit)

A Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) foi criada em 2015 para promover a investigação epidemiológica seguindo os mais altos padrões internacionais, com o apoio financeiro da Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia (FCT): UIDB/04750/2020 e UIDP/04750/2020. Na avaliação mais recente de 2019, a EPIUnit obteve a classificação de “Excelente” pela FCT, após avaliação por um painel internacional.

A EPIUnit potencia colaborações entre investigadores com diversas formações educacionais e experiências profissionais, que abrangem aspetos populacionais, clínicos e translacionais da epidemiologia e das ciências da saúde pública. Alicerçada na excelência e na inovação, a EPIUnit está comprometida em avançar na investigação epidemiológica, promovendo, assim, uma tradução eficaz do direito humano à saúde. A EPIUnit acolhe mais de 120 investigadores e mais de 100 estudantes e formandos, organizados em mais de 30 laboratórios de investigação, cada um dedicado a um campo epidemiológico específico, definido com base na fase da vida, nas especificidades das doenças, exposições ou na abordagem metodológica.

A EPIUnit coordena várias infraestruturas de investigação únicas, incluindo múltiplos estudos de coorte com uma quantidade massiva de dados longitudinais e um biobanco populacional de elevada dimensão com amostras biológicas abrangendo diferentes fases do desenvolvimento. O seguimento das nossas coortes apoia uma perspetiva de curso de vida para o estudo da saúde e da doença, permitindo identificar períodos etiológicos críticos ou sensíveis para os efeitos de determinadas exposições e melhorar a nossa compreensão do envelhecimento humano. A consolidação destas infraestruturas tem sido um desafio bem-sucedido, mas contínuo, para a investigação em epidemiologia e saúde pública.

A EPIUnit serve como instituição de acolhimento para estudantes de vários programas de pós-graduação, incluindo o Mestrado em Saúde Pública, o Mestrado em Educação para a Saúdee os programas de doutoramento em Saúde Pública e em Saúde Pública Globalbem como um curso de especialização em Saúde Pública do programa de formação médica pós-graduada de Saúde Pública. Além disso, apoia a educação pré-graduada através da co-coordenação de uma nova licenciatura em Saúde Pública.

A lista de teses desenvolvidas – desde 2018 até ao final do ano de 2023 – por estudantes orientados por investigadores integrados na EPIUnit pode ser consultada aqui (atualizada anualmente, de acordo com o nosso Relatório de Atividades).

Em 2021, a EPIUnit co-fundou o Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR) com duas outras unidades de I&D — CIAFEL e UMIB. O ITR está comprometido com uma abordagem baseada nos direitos humanos à saúde e visa produzir evidência para informar políticas públicas. Esta colaboração representa uma nova fase de crescimento e ação na investigação em saúde populacional.

A instituição de acolhimento da EPIUnit e do ITR é o ISPUP.