Inês Paciência é licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e obteve o grau de mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Concluiu o doutoramento em Ciências Biomédicas pelo ICBAS com o projeto “Determinants of paediatric asthma: a three-level approach”.
Iniciou a sua atividade profissional em 2011 como bolseira de investigação, no Laboratório de Qualidade do Ar Interior, onde integrou diversos projetos nacionais e internacionais, cujos principais objetivos estavam relacionados com a avaliação do impacto da exposição ao ar interior em diferentes contextos na asma e doença alérgica.
Ganhou em 2018 uma bolsa de investigação da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI) com o projeto “How indoor environment can shape human microbiome: culture-independent approaches” desenvolvido em Helsínquia. Integra o laboratório “Epidemiologia das doença s alérgicas” (ITR, Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional).
Em 2021 foi eleita membro do grupo de trabalho “One Health” da EAACI Clínica. Atualmente é investigadora no Centro de Pesquisa em Saúde Respiratória e Ambiental (CERH) em Oulu, Finlândia.
Os seus principais interesses de investigação passam pelo estudo do impacto de determinantes ambientais na doença alérgica e asma, nomeadamente na interação entre o ambiente (ambiente interior, espaços verdes e construídos, uso do solo, biodiversidade) no desenvolvimento da asma em crianças.