Ana Aguiar

Ana Aguiar iniciou a sua carreira de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em setembro de 2015 e é membro do Laboratório Epidemiologia das doenças respiratórias, da infeção por micobactérias e outras doenças infeciosas.

Licenciou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2013. Em 2015, concluiu o Mestrado em Educação para a Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.É doutorada em Saúde Pública desde Outubro de 2024 e Assistente Convidada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto desde Setembro de 2022 nas disciplicas de Epidemiologia e Saúde Pública e Epidemiolgia Médica no Mestrado Integrado em Medicina.

Desde setembro de 2015 começou a trabalhar na área das doenças infeciosas (nomeadamente VIH, hepatites virais e tuberculose) em diversos projetos no ISPUP. Em 2020 foi-lhe atribuída uma Bolsa individual da FCT para a realização do Doutoramento em Saúde Pública, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que deu termo à tese intitulada de “Is it ok not to be ok?” The psychological effects of the COVID-19 pandemic on the portuguese population: understanding the role of individual and socio-environmental factors in mental health.

Os seus maiores interesses de investigação são na epidemiologia da tuberculose e respetivos determinantes socio-económicos e ambientais especialmente nos grupos frequentemente chamados de maior em risco (pessoas privadas de liberdade, migrantes, pessoas que usam drogas e pessoas em situação de sem-abrigo).

Tem também um interesse especial nas questões do estigma associado à doença e nos determinantes do atraso para o diagnóstico na TB.

Por favor, aguarde. A atualização das publicações poderá demorar alguns segundos até estar concluída.

Artigos

Livros

Capítulos de Livros

Editoriais/Cartas ao editor

Relatórios