Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto completa 18 anos

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) está de parabéns!

Celebramos hoje, 14 de julho de 2024 e durante a próxima semana, a passagem dos primeiros 18 anos desde a fundação do ISPUP. Simbolicamente, este marco representa uma idade que todos entendemos como aquela em que se encetam os caminhos seguros da total independência.

O ISPUP  foi criado com a visão de reunir um conjunto crescente de pessoas que, dentro da Universidade do Porto ou próximo dela, quisessem dar à Saúde Pública o destaque que lhe é devido na construção de uma sociedade que se pretende justa, evoluída e progressista. O Instituto conta hoje com mais de 60 trabalhadores contratados e acolhe centenas de investigadores nas várias fases da carreira, que em conjunto se empenham numa construção coletiva que vai muito além da soma das partes.

Olhando para trás, refazendo o percurso desenhado, é notório um conjunto extraordinário de realizações sustentadas que construíram um corpo de ideias e estruturas simultaneamente competitivas, inovadoras, solidárias, integradoras e globalmente relevantes. A ideia inicial que levou à criação do ISPUP, foi fazer um caminho de enorme independência – marcada pela escolha difícil, mas essencial de viver alicerçado em financiamento competitivo, capaz de promover crescentemente o emprego científico, incentivando as parcerias nacionais e internacionais. Esse tem sido também um caminho de progressiva afirmação enquanto instituição de educação, treino e investigação, que quer ser reconhecida como central na geografia das escolas de Saúde Pública. O trabalho que resta – complexo e desafiador – é o de formalizar essa dimensão de independência, autonomia, enquanto estrutura orgânica de ensino no âmbito da universidade.

Orgulhamo-nos do Instituto que foi sendo construído, crescentemente voltado para a sociedade e incentivando a criação conjunta e a participação social. Entendemos ter construído uma força de trabalho única em Saúde Pública.

Todas as conquistas e marcos relevantes que o ISPUP foi alcançando e que vão ser evidenciados, um por dia, ao longo dos próximos cinco dias, nas nossas redes sociais, resultam do trabalho, empenho e esforço coletivo de toda uma comunidade ISPUP, que ao longo dos anos tem sido a sua força motriz, capaz de elevar o Instituto ao nível ambicionado mesmo antes da sua fundação.

A Direção do ISPUP