ISPUP associa-se à Semana Europeia da Saúde Pública com duas atividades abertas à comunidade

O ISPUP vai participar na Semana Europeia da Saúde Pública, de 13 a 17 de maio, promovendo duas atividades: uma exposição fotográfica, que inaugura a 14 de maio e um seminário, que decorre a 17 de abril. Todos estão convidados a participar.

A European Public Health Week (EUPHW) é uma iniciativa anual da European Public Health Association (EUPHA) que tem como objetivo promover a colaboração entre toda a comunidade de profissionais ligados à saúde pública, na Europa.

Todos os anos, desde 2019 – ano em que decorreu a primeira edição – a EUPHA escolhe um mote para esta semana, no sentido de sensibilizar todos os envolvidos para um tema, em particular, ligado à saúde pública. A presente edição, de 2024, à qual o ISPUP se associa uma vez mais, focar-se-á no tema “A Saúde é uma escolha política!”, destacando a importância da interação entre política e saúde na aplicação de mudanças sustentáveis que promovam uma melhor saúde, no futuro.

Cada dia da EUPHW, que decorre entre 13 e 17 de maio, estará centrado num subtópico específico: A saúde é uma escolha política: início da discussão; Saúde mental: as pessoas no centro; Saúde planetária: uma abordagem glocal; Saúde ao longo do curso de vida: quebrar barreiras; Próxima geração: saúde pública de hoje e de amanhã.

Este ano, o ISPUP associa-se à EUPHAW com duas iniciativas abertas à comunidade: uma exposição fotográfica, no âmbito do tema “Saúde mental: as pessoas no centro”, que inaugura a 14 de maio e um seminário, que acontece a 17 de maio, apresentado pelo sociólogo britânico, Nikolas Rose, subordinado à temática “Próxima geração: saúde pública de hoje e de amanhã”.

Aqui fica uma descrição mais detalhada de cada uma destas atividades.

Breaking barriers: the silent struggle of men with mental disabilities

Exposição fotográfica | 14 a 30 de maio | Dias úteis | 10h00 às 19h00 | Fotografias: Laís Telles

Embaque numa jornada visual que procura promover a reflexão sobre a inclusão e a essência do espírito comunitário. Através de uma série de fotografias impactantes capturadas num centro social para homens sem apoio social, convidamo-lo a testemunhar as realidades comoventes da exclusão vivida por indivíduos que lidam com problemas de saúde mental.

Esta exposição pretende ser uma chamada de atenção para a nossa consciência coletiva da necessidade urgente de integração e empatia na nossa sociedade. Num ano em que Portugal celebra 50 anos de democracia, convidamos o público a refletir sobre o nosso compromisso em derrubar barreiras e promover uma comunidade onde a voz de cada indivíduo é não só ouvida, mas também valorizada.

Junte-se a nós para quebrar o silêncio em torno das questões de saúde mental e abrir caminho para um futuro mais inclusivo e compassivo.

5E mental health: putting brain, body and world together again

Seminário | 17 de maio | 14h00 às 16h00 | Orador: Nikolas Rose | Comentários: Henrique Barros | Moderação: Sahra Gibbon

Será que a hegemonia da “psiquiatria biomédica” está a começar a desmoronar-se? Neste meu trabalho, sugiro que está a emergir um novo estilo de pensamento nos debates em torno da psiquiatria e da saúde mental, que denomino de ‘Saúde Mental 5E’. Este vai muito além da abordagem “biopsicossocial” bem conhecida e amplamente criticada e implica um desafio fundamental ao complexo psiquiátrico profundamente enraizado socialmente. – Nikolas Rose