ISPUP abre as portas à comunidade para assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia

No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela Ciência Viva, que decorre entre 20 e 26 de Novembro, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) está a organizar um conjunto de atividades gratuitas, com diferentes tipologias e para diferentes públicos, com o objetivo de estimular o gosto e o envolvimento da comunidade em diversos temas ligados à ciência e de dar a conhecer um pouco do trabalho que se faz no instituto.

O programação arranca com o workshop “Pequenos, mas poderosos! À descoberta das aplicações e dos riscos para a saúde humana e ambiente dos nanomateriais”, uma iniciativa das investigadoras Sónia Fraga e Ana Teresa Reis, com o objetivo de fazer uma introdução ao conceito de nanomaterial, as suas aplicações, impacto no ambiente e na saúde e avaliação da sua segurança. O workshop destina-se a alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e decorrerá no próxima dia 20 de novembro (segunda-feira), com duas edições, às 10h00 e às 14h00.

No dia 21, terça-feira, pelas 14h00, a investigadora Virgínia Conceição conduzirá o workshop “Campus Mental: Promover a saúde mental na Universidade”, destinado a estudantes universitários, onde irá explorar precisamente a fase universitária, que sendo repleta de descobertas e crescimento, também pode representar um período de vulnerabilidade ao desenvolvimento de doenças mentais. Neste workshop, a investigadora irá escrutinar os desafios desta etapa crucial, explorando a prevenção, a importância da identificação precoce de sinais e sintomas e o acesso a cuidados de saúde. Os participantes serão encorajados a mergulhar no universo da promoção da saúde mental, reconhecendo barreiras e a importância de se equiparem com ferramentas para lhes fazerem face. Com uma abordagem dinâmica e interativa, será promovido o conhecimento e estratégias para promoverem a saúde e o bem-estar mental. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Ainda no dia 21, ao final da tarde, haverá sessão de cinema, com mais uma edição do CineISPUP. Desta vez, o filme escolhido é a curta-metragem de Leonor Teles, “Cães que ladram aos pássaros”, um drama de 2019, que tem como pano de fundo o impacto da gentrificação na vida dos portuenses, um tema estudado e debatido no âmbito da saúde pública. À exibição do filme, seguir-se-á uma sessão de debate, aberta ao público, com comentários de investigadores Ana Isabel Ribeiro e José Pedro Silva. A sessão começa às 17h30 e a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição.

A programação desta semana dedicada à Ciência & Tecnologia encerra com a sessão de debate “Ciência cidadã: caminhos de pluridisciplinariedade para a participação e envolvimento comunitário”, uma iniciativa proposta pela investigadora Ana Moura, com o objetivo de criar um momento de partilha e discussão entre comunidade, estudantes e investigadores/as de áreas de estudo distintas acerca da ciência cidadã, participação e envolvimento das comunidades nos projetos de investigação. Os participantes serão convidados a partilhar as suas opiniões, experiências, dúvidas e inquietações acerca do envolvimento de cidadãos/cidadãs nas diferentes fases da investigação. Para além de ser possível partilhar projetos em curso ou ideias de futuros trabalhos, deseja-se promover novas redes de trabalho, promovendo a interdisciplinaridade. A sessão decorrerá online, via Zoom, no dia 22 de novembro, entre as 14h00 e as 15h30 e é completamente gratuita. A inscrição é obrigatória.

Todos os eventos estão disponíveis no site do ISPUP, onde deve realizar a sua inscrição, até dia 17 de novembro (sexta-feira) caso pretenda juntar-se a nós nestas iniciativas.