ISPUP comemora 17 anos com sessão dedicada ao tema “A saúde pública no mundo global”

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) completou, no passado dia 14 de julho, 17 anos desde a sua fundação. O instituto caminha para as duas décadas a trabalhar com a missão de contribuir para o desenvolvimento, aplicação e divulgação de novos conhecimentos no domínio da saúde pública, com o intuito de melhorar e proteger a saúde da população, de reduzir as desigualdades em saúde e de ajudar a salvar vidas.

Este ano, o mote para a sessão de comemorações foi “A saúde pública no mundo global”, que juntou, no auditório do ISPUP, cerca de 80 pessoas, que refletiram e debateram sobre questões atuais da saúde pública nacional e internacional.

As comemorações foram inauguradas por Henrique Barros, Presidente da Direção do ISPUP e por José Castro Lopes, Vice-Reitor da U. Porto.

Seguiu-se uma mesa redonda que juntou seis estudantes de diferentes nacionalidades que escolheram Portugal e o ISPUP para estudar e investigar na área da saúde pública. Os estudantes partilharam a sua experiência e os desafios que têm vivido ao longo desta jornada, sob a moderação da jornalista do Público, Andreia Azevedo Soares.

Presente nestas comemorações esteve também Rita Sá Machado, da Organização Mundial da Saúde, que trouxe para a discussão a saúde nos refugiados e migrantes e destacou a necessidade de agir no imediato.

Para fechar a sessão, Carlos Penha Gonçalves, do Instituto Gulbenkian de Ciência, falou sobre as relações entre as alterações climáticas, as doenças infeciosas e o diálogo norte-sul.

No final, houve ainda espaço para um encontro mais informal, onde convidados, investigadores e estudantes tiveram oportunidade de conversar e partilhar alguns momentos mais descontraídos.