Investigadora do ISPUP lança livro sobre métodos em Demografia

Ana Isabel Ribeiro, investigadora do ISPUP, epidemiologista e geógrafa, acaba de lançar um novo ebook intitulado “Métodos em Demografia”.

O livro tem como objetivo promover e reforçar o conhecimento dos conceitos, métodos e problemáticas em torno da população, visando alcançar uma audiência alargada, uma vez que a demografia é uma ferramenta de análise de alunos e profissionais de vários ramos científicos. Em paralelo, “este livro pretende colmatar uma lacuna no conhecimento, que é a quase ausência de livros e materiais que aprofundem as teorias e ferramentas demográficas mais caras à saúde pública”, explica Ana Isabel Ribeiro. Apesar de existirem diversos livros nacionais e estrangeiros de demografia, destacando-se, em Portugal, os trabalhos de J. Manuel Nazareth (Demografia. A ciência da população, 2004) e de Mário Leston Bandeira (Demografia. Objeto, teorias e os métodos, 2004), é patente uma escassez de recursos que se debrucem sobre as teorias e métodos demográficos mais usados em saúde pública, que naturalmente estão centrados no cálculo da morbilidade e da mortalidade.

Este é um trabalho que resulta da experiência pedagógica adquirida pela investigadora enquanto docente de Demografia no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (Porto, Portugal) e na Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola), onde lecionou demografia a profissionais e investigadores de saúde pública, com diversos backgrounds, incluindo médicos, enfermeiros, engenheiros, geógrafos, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

“A demografia é o estudo da população humana. A demografia é uma disciplina por si só, mas é também uma ferramenta ancilar de muitas ciências sociais e humanas, desde a geografia, passando pela história, economia e sociologia, até à saúde pública e à epidemiologia”, conclui a investigadora.

O livro divide-se em 11 capítulos e pretende fornecer uma visão teórica e instrumental da ciência da população. Todos os capítulos começam com a exposição de conceitos e teorias demográficas e terminam com a quantificação da dinâmica e do estado da população, através da aplicação de métodos matemáticos sob a forma de exercícios práticos.

Pode consultar e descarregar o livro completo AQUI.