Novo estudo do ISPUP avalia a perceção de grávidas e médicos sobre vacinação na gravidez

Ajude-nos a divulgar estes questionários!

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) e a Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal (SPOMMF) uniram-se para levar a cabo um estudo com o objetivo de avaliar os conhecimentos e motivações das grávidas e dos médicos que as acompanham, em Portugal, em relação à vacinação na gravidez.

Trata-se de estudo nacional, observacional e transversal, que se concretizará através de um questionário online autoaplicado, que pretende inquirir pessoas grávidas e médicos/as da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia (GO) e Medicina Geral e Familiar (MGF) sobre a vacinação na gravidez.

Todas as pessoas grávidas independentemente do tempo de gestação, ou mães com parto há menos de 1 ano, com idade igual ou superior a 18 anos, seguidas em instituições de saúde públicas ou privadas, em Portugal, são elegíveis para participar no estudo, através do preenchimento deste questionário.

Todos/as os/as médico/as especialistas ou internos/as em GO ou MGF a exercer funções em instituições de saúde públicas ou privadas em Portugal, são elegíveis para participar no estudo, através do preenchimento deste questionário.

Enquadramento do estudo

A vacinação é considerada um dos maiores sucessos dos últimos séculos em Saúde Pública. A vacinação materna na gravidez é particularmente importante para prevenir doenças e complicações para a grávida e para o bebé (quer dentro do útero, quer nos primeiros meses de vida). No entanto, preocupações com a segurança das vacinas podem influenciar o sucesso dos programas de vacinação, particularmente durante a gravidez, pelo receio da teratogénese e de outras possíveis implicações que possam surgir para a saúde do bebé.

Os resultados desta investigação serão, posteriormente, analisados e partilhados com a comunidade científica, com a sociedade civil e com os decisores de políticas públicas de saúde.

Obrigado pelo seu precioso contributo! 

Pode ainda ver
Artigos relacionados