Investigadora do ISPUP à frente da Associação Portuguesa de Epidemiologia

É a primeira mulher a exercer o cargo de Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE). Elisabete Ramos, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), tomou posse como Presidente desta Associação científica, no dia 16 de setembro.

Numa sessão organizada em formato digital, tomaram posse os novos órgãos sociais da APE, e Elisabete Ramos assumiu a presidência da Associação para um mandato de três anos (2020-2022), sucedendo a Jorge Torgal.

A investigadora, que agora lidera a Associação que representa cientificamente os epidemiologistas a nível nacional, acredita que “a pandemia de COVID-19 veio dar mais visibilidade ao trabalho dos epidemiologistas” e que “a ação da APE e dos seus associados sairá ainda mais reforçada”.

Criada em 1988, a APE conta com cerca de 250 epidemiologistas inscritos e tem como objetivo “promover o estudo, a discussão e a divulgação da problemática da aplicação e do progresso da Epidemiologia na perspetiva de desenvolvimento das ciências da saúde”.

Sobre Elisabete Ramos

Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto, em 1997. Na Faculdade de Medicina da U.Porto concluiu o Mestrado em Saúde Pública com especialização em Epidemiologia, em 2001, e doutorou-se em Saúde Pública em 2006.

É docente da Faculdade de Medicina da U. Porto, desde 2007, e integra a Comissão Científica do Mestrado em Educação para a Saúde.

Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, na sua maioria na área dos determinantes comportamentais em saúde, nomeadamente os relacionados com a obesidade.

A sua investigação tem incidido no estudo da dinâmica da adiposidade entre a adolescência e a idade adulta.

Do seu trabalho de investigação resultaram aproximadamente 100 publicações científicas em revistas internacionais.

Imagem: Todos os Direitos Reservados