Investigadora do ISPUP vence concurso de fotografia promovido pelo ICBAS

Ainvestigadora Teresa Leão, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), arrecadou o primeiro prémio do concurso “Perspetiva(s) sobre Uma Saúde”, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), em conjunto com o Instituto Português de Fotografia (IPF).

O concurso surgiu com o objetivo de promover e divulgar o conceito “Uma Saúde” (“One Health”) por toda a comunidade e sociedade civil.

Com o nome “Vendedora, Mercado em São Tomé, São Tomé e Príncipe”, a foto da investigadora do ISPUP retrata a dura realidade das mulheres que comercializam produtos no mercado de São Tomé e Príncipe.

“Naquela hora de maior calor, aquela mulher adormecida na penumbra do mercado lembrou todo o cansaço de quem carrega as crianças e as lides da casa, a dificuldade de não ter água canalizada e de ter de vender o pouco que cultiva ou colhe no mato para subsistir”, afirma.

Foto “Vendedora, Mercado em São Tomé, São Tomé e Príncipe”, vencedora do concurso “Perspetiva(s) sobre Uma Saúde”.

Para Teresa Leão, este concurso “relembrou a fluidez da ligação da saúde humana e animal e o ambiente onde vivem, assim como a fragilidade destes três elementos”.

“Fico feliz por esta fotografia ter conseguido transmitir o conceito e por esteticamente ter também conquistado um júri tão exigente. Fico ainda mais feliz por ter conseguido trazer esta vendedora comigo e, alguns anos após ter tirado a fotografia, poder trazer à conversa o contexto onde se desenrola a vida destas mulheres”, diz.

Os vencedores do concurso foram conhecidos durante as comemorações do 47º aniversário do ICBAS, realizadas no dia 5 de maio.