ISPUP coordena estudo internacional sobre os efeitos da pandemia da COVID-19

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) é o coordenador científico de um estudo internacional que visa perceber os efeitos da pandemia da COVID-19 na vida das pessoas e no seu bem-estar. O responsável é Joaquim Soares, Professor sénior na Mid Sweden University.

Em conjunto com outras instituições nacionais e internacionais, pretende-se recolher dados que sirvam de enquadramento para o desenvolvimento de medidas adequadas e eficientes para lidar com os efeitos da pandemia da COVID-19.

Para tal, foi elaborado um inquérito, disponível em sete idiomas – português, inglês, castelhano, grego, italiano, sueco e francês – que está já a ser divulgado a nível internacional junto das populações dos vários países que integram o estudo.

O inquérito, designado A pandemia de COVID-19 e os seus efeitos, dirige-se a todos os indivíduos com mais de 18 anos, independentemente de terem sido infetados, ou não, com o vírus SARS-CoV-2.

As questões colocadas pretendem avaliar aspetos demográficos/socioeconómicos, assim como a experiência com o coronavírus, incluindo o estado de saúde e o bem-estar.

Os parceiros

Participam no estudo um grupo de profissionais em Saúde Pública e Mental da Universidade do Porto e da Universidade Europeia (Portugal), da Universidade de Malta (Malta, Itália), a Unidad de Salud Mental del Hospital Universitario San Cecilio (Espaha), a Mid Sweden University e a  University of Gävle (Suécia), a University of West Attica (Grécia), a Association of Domestic Violence Intervention Programs (EUA), a École de travail social de l’Université McGill (Canadá), a University of Central Lancashire (Grã-Bretanha), a Kolkata Haematology Education and Research Initiative (Índia) e o Centre for Injury Prevention and Research (Bangladesh).

Até ao momento, responderam ao inquérito 758 indivíduos.

Para responder ao questionário, aceda a este LINK.