Epidemiologia das doenças respiratórias, da infeção por micobactérias e outras doenças infeciosas

Raquel Duarte

Coordenação:

Investigador Doutorado Integrado

A investigação realizada no laboratório aborda várias áreas-chave relacionadas com as doenças infeciosas e a saúde respiratória, focando-se na dinâmica das doenças respiratórias, infeção por micobactérias e doenças infeciosas (excluindo VIH), procurando gerar conhecimentos que contribuirão para os desafios das políticas públicas da saúde das populações.

Objetivo Geral:
• Estudar a dinâmica das doenças respiratórias, infeção por micobactérias e doenças infeciosas (excluindo VIH) e compreender os seus determinantes quer ao nível individual como comunitário.

Objetivos Específicos:
• Estudar a frequência relativa dos modos de transmissão na comunidade e entender a adoção e desempenho de métodos de prevenção, testes diagnósticos e terapias.
• Medir a ocorrência (prevalência e incidência) e os determinantes ao nível individual e comunitário das doenças respiratórias, infeção por micobactérias e doenças infeciosas.
• Estudar e avaliar o impacto da COVID-19 na incidência e no atraso do diagnóstico de tuberculose em Portugal.
• Estudar o impacto psicológico da pandemia de COVID-19 e as suas medidas de contenção, bem como os determinantes individuais e socio ambientais da saúde mental durante esta crise.
• Analisar possíveis mudanças comportamentais na população durante e após o período da pandemia, relacionadas à economia informal, dinâmicas associadas a processos de violência doméstica e discriminação social, desemprego, questões de luto e insegurança alimentar.
• Estabelecer uma declaração mundial internacional sobre a escalada e desescalada do tratamento em pacientes com micobactérias não tuberculosas após falha do tratamento.
• Obter um consenso utilizando o método Delphi com diretrizes para o rastreio de TB na população migrante de países com alta incidência de TB.
• Identificar os fatores que contribuem para o atraso na procura de cuidados de saúde após o início dos sintomas de TB e os seus mecanismos de ação.
• Desenvolver recomendações nacionais para reduzir o atraso no diagnóstico e tratamento da TB.
• Investigar os determinantes da assimetria geográfica identificada no atraso do diagnóstico de tuberculose em Portugal e, com base nisso, criar recomendações e estratégias para minimizar o seu impacto e melhorar o diagnóstico.

Este laboratório, multidisciplinar, reconhece a importância do envolvimento comunitário e das atividades de extensão na promoção de uma relação colaborativa e mutuamente benéfica entre os investigadores e as comunidades. Estamos comprometidos em trabalhar com (e para) a comunidade de várias maneiras para garantir que identificamos corretamente as necessidades e prioridades de forma a permitir uma mais fácil disseminação dos achados científicos de uma maneira acessível e relevante para a comunidade.

No geral, a investigação realizada no laboratório pretende gerar nova evidência científica, recomendações e diretrizes que abordam os desafios das políticas públicas da saúde populacional, levando, em última análise, a melhores resultados de saúde e à redução das disparidades no acesso e qualidade dos cuidados de saúde.

Equipa que integra o Lab

Projetos

Notícias relacionadas