Adriana Costa

Adriana Costa

Investigador Não Doutorado Integrado

Linhas de Investigação: L4 - Resultados da investigação centrada nos pacientes e na população
Laboratórios: Epidemiologia do cancro
  • logo-orcid
  • logo-ciencia-id

Adriana Costa é natural de Barcelos. Completou a licenciatura em Psicologia na Universidade de Aveiro (2013) e o mestrado em Neuropsicologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2020) com defesa pública da tese “Traços de Autismo numa população não clínica: deteção, discriminação e identificação olfativa”.

Em 2018 fez trabalhos como investigadora estagiária, no contexto da colaboração nos trabalhos conducente a uma tese de Doutoramento “Cerebral small vessel disease: new tools for preclinical risk assessment and preventive management”, realizada no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Em 2019, decide juntar o gosto pela prática clínica e a curiosidade pela investigação frequentando a bolsa de investigação no âmbito das atividades NEON-PC: Complicações neuro-oncológicas do cancro da próstata: estudo longitudinal do declínio cognitivo (POCI-01-0145-FEDER-032358).

Atualmente é estudante de doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referência 2021.06280.BD para o projeto da tese com título “Cognitive decline in prostate cancer survivors: identification of factors contributing to non-fatal outcomes of cancer”. Integra o ITR através do Laboratório de Epidemiologia do Cancro.