Ana Aguiar

Ana Aguiar iniciou a sua carreira de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em setembro de 2015 e é membro do Laboratório de Epidemiologia da Infeção por Micobactérias, VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis. Licenciou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2013. Em 2015, concluiu o Mestrado em Educação para a Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Desde setembro de 2015 começou a trabalhar na área das doenças infeciosas (nomeadamente VIH, hepatites virais e tuberculose) em diversos projetos no ISPUP. Em 2020 foi-lhe atribuída uma Bolsa individual da FCT para a realização do Doutoramento em Saúde Pública, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com o objetivo de estudar o impacto psicológico da pandemia COVID-19 e respetivas medidas de confinamento, do ponto de vista individual assim como, os determinantes socio ambientais da saúde mental durante a crise.

Dentre as experiências anteriores e atuais, destaca o trabalho no Projeto Rede de Rastreio Comunitária; no projeto da FCT “URBANTB – Dos sintomas ao diagnóstico da tuberculose respiratória disseminada em contexto urbano, considerando os fatores individuais e contextuais. Quais são os pontos críticos deste atraso” e, faz parte de um grande projeto do Horizonte 2020 – Marie Sklodowska- Curie – na área da Tuberculose. Os seus interesses de investigação são na epidemiologia da tuberculose, da COVID-19, e o respetivo impacto psicológico, especialmente nos grupos frequentemente chamados de maior em risco.

Por favor, aguarde. A atualização das publicações poderá demorar alguns segundos até estar concluída.

Artigos

Livros

Capítulos de Livros

Editoriais/Cartas ao editor

Relatórios