Andreia Matos Oliveira licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 2003 e concluiu a sua tese de Doutoramento em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (SFRH/BD/31131/2006) em 2010, tendo obtido o título de Doutoramento Europeu. Desenvolveu investigação pós-doutoral no âmbito do projeto multicêntrico Habeat (FP7-KBBE-2009-3).
Atualmente é Investigadora Auxiliar, tendo como instituição de acolhimento o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da Universidade Fernando Pessoa. É Membro Doutorado Integrado da Unidade de Epidemiologia do ISPUP (EPI-Unit: UID-DTP/04750/2013) e é a Investigadora Principal do Grupo de Investigação ‘Eating Behaviours and Childhood Obesity’, sob a tutela do ITR – Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional.
Os seus atuais interesses de investigação são no âmbito da formação dos comportamentos alimentares relacionados com o apetite e dos seus efeitos a longo-prazo na saúde metabólica. Estuda o efeito mediador destes comportamentos alimentares relacionados com o apetite para o excesso de adiposidade ao longo da trajetória de vida e o seu contributo para a explicação de potenciais interações gene-ambiente promotoras de obesidade.