Federal Institute for Risk Assessment (BfR)- Coordinator, Germany; Helmholtz Centre for Environmental Research (UFZ), Germany; BASF SE, Germany; Institute of Energy and Environmental Technology (IUTA), Germany; University Hospital Hamburg-Eppendorf (UKE), Germany; Tel Aviv University, Israel; University of Namur, Belgium; StratiCell, Belgium; Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Portugal; University of Bucharest (UB), Romania; Robert Koch Institute (RKI), Germany; Evonik Resource Efficiency GmbH, Germany; National Institute of Standards and Technology (NIST), USA.
ERANET-SIINN Project NanoToxClass
Establishing nanomaterial grouping/ classification strategies according to toxicity and biological effects for supporting risk assessment
Projeto ERA-SIINN/001/2013 NanoToxClass – Estratégias de classificação de nanomateriais com base na toxicidade e efeitos biológicos, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP/UP), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).
A nanotecnologia é uma tecnologia-chave para o século XXI que integra recursos da engenharia, ciência de materiais, ciências biológicas, toxicologia e medicina, entre outras. Existem já no mercado muitos produtos que contêm nanomateriais manufaturados (MNM) nos mais diversos campos de aplicação e muitos mais são esperados. Atualmente, a avaliação de risco de cada MNM é efetuada caso-a-caso, o que resulta numa abordagem complexa, em termos de custos e de tempo. Assim, torna-se necessário desenvolver abordagens de classificação de MNM que sirvam de suporte à regulação dos MNM o que, por sua vez, contribuirá para a comercialização sustentável da nanotecnologia.
O projeto NanoToxClass tem como objetivo desenvolver critérios para a classificação de MNM com base na sua toxicidade humana e em mamíferos. A estratégia de classificação será aplicada a um painel de MNM relevantes na indústria, na sua forma original mas também em estádios representativos do seu ciclo de vida. Serão avaliados parâmetros convencionais como a genotoxicidade, inflamação ou stresse oxidativo, mas também considerados outros dados, incluindo o modo de ação e tecnologias ómicas. O sistema de classificação será validado experimentalmente. Esta estratégia de classificação não só irá ajudar a priorizar materiais para avaliação individual, mas também apoiar a avaliação de risco de MNM e tornar-se uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de MNM seguros.