Duas investigadores do ISPUP destacadas no livro “Mulheres na Ciência” de 2025

Foi lançado no passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a quinta edição do livro Mulheres na Ciênciauma iniciativa da Ciência Viva, cujo objetivo é homenagear mulheres cientistas portuguesas. Entre as 107 mulheres destacadas este ano2 pertencem ao Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

Carla Lopes (Foto: Leonel Castro/Ciência Viva/Mulheres na Ciência)

Uma delas é a nutricionista Carla Lopes, investigadora do ISPUP, onde coordena o laboratório Nutrição e Saúde Cardiometabólica. Atualmente, Carla Lopes é Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses da Faculdade de Medicina (FMUP) e Presidente do Conselho da Especialidade em Nutrição Comunitária e Saúde Pública. É ainda representante nacional na rede Europeia “Food Consumption databases” (FCD-EFSA). As suas principais áreas de investigação são a Epidemiologia Nutricional, os hábitos alimentares e saúde cardiometabólica no curso de vida e os métodos de avaliação do consumo alimentar.

Susana Santos (Foto: Leonel Castro/Ciência Viva/Mulheres na Ciência)

Na lista figura também a epidemiologista Susana Santos, investigadora do ISPUP. Atualmente, integra o Laboratório Determinantes da Saúde Perinatal e coordena a avaliação dos 18 anos da coorte Geração XXI. Nos últimos anos, Susana Santos tem desempenhado tarefas de coordenação como parte de colaborações e consórcios internacionais financiados pelo EU H2020 (Maternal Obesity and Childhood Outcomes (MOCO)-LifeCycle Project, ATHLETE and LongITools). A sua investigação tem sido maioritariamente focada no papel de exposições adversas no início da vida (nomeadamente, exposições psicossociais, do estilo de vida, contaminantes químicos e relacionadas com o ambiente urbano) em outcomes de saúde, em particular na gordura corporal e saúde cardiometabólica, na criança.

Mulheres que marcam a Ciência

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, esta quinta edição do livro Mulheres na Ciência reúne histórias de sucesso, por detrás dos 107 rostos homenageados, 29 dos quais, com ligação à Universidade do Porto.

Aos rostos destas mulheres – retratados pelas objetivas dos fotógrafos Estela Silva, Mário Cruz, Lara Jacinto e Leonel Castro – juntam-se “as suas palavras inspiradoras, testemunhos na primeira pessoa que são também um incentivo para que as novas gerações de cientistas explorem todas as áreas do conhecimento, também com enfoque nas mais tecnológicas, como as engenharias e o digital”, escreve Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva.

Já Ana Paiva, Secretária de Estado da Ciência, lembra que “a presença e participação das nossas cientistas na sociedade, garantindo a sua visibilidade, permitem não só aumentar a excelência como mostrar às jovens de hoje que há caminhos se quiserem ser cientistas amanhã. Há que dar visibilidade às mulheres na ciência”, exorta a também professora do ICBAS.

As edições do livro Mulheres na Ciência estão à venda na Loja do Pavilhão do Conhecimento e o conteúdo das publicações está também disponível em versão digital, num módulo permanente do Pavilhão do Conhecimento.

Pode ainda ver
Artigos relacionados