ISPUP assinala abertura da 10.ª edição do CESP com mesa redonda sobre os 50 anos da democracia

Esta terça-feira, dia 9 de janeiro, decorreu a sessão de Abertura da 10.ª edição do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP), promovido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e coordenado por Teresa Leão, médica de Saúde Pública.

Durante os próximos 12 meses, 21 médicos internos, provenientes do Norte, Centro e Sul do país, vão realizar no ISPUP o seu 2.º ano do internato médico em Saúde Pública.

Esta sessão de boas-vindas aos novos alunos do CESP foi inaugurada por Milton Severo, membro da Direção do ISPUP, que destacou a importância do contributo de todas e de cada uma das pessoas que está ligada ao instituto, falando também dos diversos tópicos que constituem os pilares da investigação que se desenvolve no ISPUP.

No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, Teresa Leão não quis deixar passar a efeméride e propôs uma mesa redonda para refletir e debater sobre os avanços e desafios consequentes destes 50 anos da democracia para a saúde das populações. Sob o mote “Como estamos: saúde e os seus determinantes após 50 anos de Democracia”, as investigadoras da casa que integraram a mesa redonda fizeram então um balanço destes últimos 50 anos, de acordo com suas áreas de especialidade: Paula Meireles falou sobre a resposta global e nacional ao VIH, Carla Lopes abordou os determinantes comportamentais da saúde, Ana Henriques falou sobre a saúde dos adultos mais velhos e Ana Isabel Ribeiro sobre os determinantes sociais da saúde. Estas partilhas encetaram um debate de ideias que se alargou à plateia e foi, certamente, enriquecido pelo contributo dos muitos presentes.

O encerramento da sessão contou com as intervenções de Soraia Costa e Marta Salgado, Médicas Internas de Saúde Pública e fechou com a coordenadora, Teresa Leão, a desejar aos novos alunos do CESP um ano rico em novas apredizagens e muitas conquistas.