Não obstante o seu uso crescente, o perigo associado à exposição a nanomateriais e os seus efeitos na saúde humana e no ambiente permanecem por esclarecer.
O laboratório “Nanomateriais: Segurança e Saúde” investiga o modo como os nanomateriais interagem com os sistemas biológicos, se comportam no interior dos organismos e modificam os processos bioquímicos e a função celular.
Com recurso a ferramentas bioquímicas, de biologia molecular e imagiologia, são efetuados estudos mecanísticos, nas vertentes in vitro e in vivo, para avaliação de diversos aspetos relacionados com a internalização, citotoxicidade, genotoxicidade e respostas genómicas e não-genómicas associadas à exposição a nanomateriais em diversos modelos.
Este laboratório está particularmente interessado no desenvolvimento e otimização de métodos in vitro de avaliação da toxicidade de nanomateriais em modelos de co-cultura e tridimensionais (3D) que melhor recapitulem a fisiologia humana e a resposta à exposição a nanomateriais e outros xenobióticos.
Atualmente, as atividades de investigação do grupo focam-se na avaliação dos efeitos dos nanomateriais nas barreiras biológicas (PTDC/MED-TOX/31162/2017) e no estudo da toxicidade associada a misturas de nanomateriais com contaminantes clássicos (PTDC/SAU-PUB/ 29651/2017).
Paralelamente, a investigação está também orientada para a resolução de problemas reais. Neste contexto, a equipa que integra o laboratório está envolvida numa parceria para o design e desenvolvimento de ligas metálicas biodegradáveis e biocompatíveis para aplicação biomédica, contendo micro/nanomateriais de origem natural.
As atividades de investigação pretendem gerar conhecimento sólido que possa contribuir para a prevenção dos potenciais efeitos negativos para a saúde da exposição a nanomateriais, para a revisão da sua regulamentação, e para o design de nanomateriais mais eficientes, sustentáveis e seguros.