Joana Sampaio

Joana Sampaio

Joana Sampaio licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) em 2015. Nesse mesmo ano, foi convidada para colaborar na iniciativa de Saúde Pública – projeto PRONUTRISENIOR, financiado pelos EEA Grants (PT06 – Público Programa de Iniciativas de Saúde, referência 81NU5), no qual se manteve até 2016. Obteve o grau de Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 2019, com a tese “Exposição ao abuso e insegurança alimentar em idosos no Porto”. Durante 2018-2019, foi Investigadora no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), no âmbito do projeto HARMED (PTDC/IVC-SOC/6782/2014).

Atualmente é aluna de Doutoramento em Atividade Física e Saúde e Bolseira de Investigação do Centro de Investigação da Actividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) e na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), com um projecto aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/146241/2019), estando ainda integrada no Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde (ITR). O seu projeto de doutoramento enquadra-se no projeto da FCNAUP “MED-E: Impacto multidimensional na saúde de uma intervenção de exercício e dieta em idosos”, no qual está a colaborar. Também colabora com a FADEUP e FCNAUP no âmbito do projeto Body and Brain (PTDC/SAU-DES/31808/2017; POCI-01-0145-FEDER-031808). Co-orientou uma tese de licenciatura na FCNAUP, tem um artigo publicado numa revista nacional e apresentações de comunicações orais.

Os seus principais interesses de investigação centram-se nos determinantes sociais, económicos e de saúde do envelhecimento e na nutrição geriátrica.