Paula Meireles é investigadora em Saúde Pública e Epidemiologia com um interesse particular no estudo da dinâmica da infeção pelo VIH e as opções de prevenção entre as populações-chave para o VIH, numa abordagem de investigação de base comunitária e participativa. Lidera o lab de “VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis” da linha de investigação “Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis” do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR).
Em junho de 2020 obteve o seu Doutoramento em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. As atividades de investigação de tese foram desenvolvidas na Unidade de Investigação em Epidemiologia-Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (EPIUnit-ISPUP), e financiadas por uma bolsa individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (ref. SFRH/BD/112867/2015). É licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública desde 2007 pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e mestre em Saúde Pública desde 2015 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Foi-lhe atribuída a bolsa de mérito MSD para o programa de Mestrado em Saúde Pública.
Desde 2018, é membro da Comissão Executiva da Coorte de Homens que Fazem Sexo com Homens de Lisboa. Em 2023, foi reeleita para um segundo mandato de três anos como vogal da Direção da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE). No mesmo ano, recebeu o ASPHER Early Career Excellence Award.