Na FCNAUP, foi fortemente inspirado por Emílio Peres, humanista, Professor e Mentor. Iniciou a Carreira Académica como Assistente do Dr. Emilio Peres em Nutrição Humana. Na década de 90, ao longo de 4 anos consecutivos, entre julho e agosto, no Maranhão, com André Moreira (FMUP e FCNAUP), com o orientação de Emílio Peres, realizaram trabalho voluntário comunitário na área de nutrição materno-infantil.
Em 1994, concluiu “Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Alimentação e Nutrição Humana”, o que foi importante para fortalecer com o Dr. Emílio Peres, o estudo da aprendizagem ativa em Nutrição Humana, e para desenvolver novos métodos de aprendizagem , como o blended-learning, que foi distinguido em 2004 pela Universidade do Porto (1º Prémio de Excelência em e-learning). Além disso, teve oportunidade de beneficiar da orientação humanista e científica da Profa. Maria Fernanda Navarro (Escola Nacional de Saúde Pública) na área da saúde materno-infantil que é uma das suas áreas de intervenção preferidas. Teve ainda o privilégio de colaborar com a Profa. Isabel do Carmo na Plataforma Portuguesa Contra a Obesidade da Direcção Geral de Saúde de Portugal, e também em publicações, e no ensino de Nutrição Humana no Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar, da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, aqui também com a colaboração do Prof. Daniel Sampaio, ex-orientador de doutoramento), e orientação de alunos de mestrado e doutoramento.
Concluiu o doutoramento em 2001, em Nutrição Humana (com forte apoio dos orientadores Professores Maria Daniel Vaz de Almeida e Daniel Sampaio), com foco em comportamento alimentar e controlo de peso, e as suas áreas preferidas de investigação e publicações têm sido a relação entre ingestão alimentar e obesidade-asma, antes e depois do nascimento, e o controlo do balanço hídrico e sódio-potássio (em colaboração com a OMS) no ciclo de vida. O paper que considera como um dos seus preferidos é “Moreira P, Padez C, Mourão-Carvalhal I, Rosado V. Maternal weight gain during pregnancy and overweight in Portuguese children. Int J Obes 2007; 31 (4): 608 -14 ”, que é a sua terceira publicação mais citada. Na época desse trabalho, não havia outros estudos que mostrassem a associação entre maior ganho de peso materno durante a gravidez e excesso de peso na infância (de acordo com o estudo, mais de 16 kg de ganho de peso gestacional era prejudicial).
Mais recentemente, às vezes com a Helpo (uma organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento), continuou a colaborar com vários projetos nas áreas de nutrição materno-infantil e nutrição global (incluindo a prevenção de DNTs e transmissão materno-infantil de HIV em grávidas HIV + ), em países de baixa e média renda, como Moçambique (Maputo e Nampula) e São Tomé e Príncipe, e em cidades da Europa Oriental e Ásia Central – Quirguistão (Moldávia, Quirguistão e Tajiquistão em colaboração com a OMS Europa); também promoveu a colaboração para a qualificação académica de estudantes e nutricionistas da Universidade de Lurio, de Nampula, em Moçambique, e da Universidade de La Cantuta, no Peru.
É Professor Catedrático de Nutrição Humana da FCNAUP, Investigador Integrado do Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR). É membro do Conselho Editorial da Nutrients.
Foi Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Nutricionistas nos mandatos (2010-2016) que promoveram a criação da “Ordem dos Nutricionistas” para regulamentar a profissão de Nutricionista, e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Nutrição e Alimentação Ciências.
Foi Diretor da FCNAUP (2014-2018). Atualmente é Diretor do Curso de Mestrado em Nutrição Pediátrica.