Vânia Magalhães é licenciada em Ciências da Nutrição (2013), mestre em Ciências do Consumo e Nutrição (2018) e doutorada em Saúde Pública (2024). Esteve envolvida na coordenação do trabalho de campo do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016).
Mais tarde, colaborou na quinta avaliação de seguimento dos participantes da coorte EPITeen. E, depois de integrar o projeto UPPer – Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional e obesidade em Portugal, frequentou o Programa Doutoral em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O seu trabalho, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), explorou o efeito do consumo de alimentos ultraprocessados na adiposidade e na saúde cardiometabólica da infância à adolescência.
Atualmente, exerce na área da nutrição clinica no Centro Hospitalar Universitário de Santo António e integra o Lab “Nutrição e saúde cardiometabólica” do Laboratório para a Investigação Integrativa e translacional em Saúde Populacional (ITR).