Sílvia Fraga doutorou-se em Saúde Pública pela Universidade do Porto em 2013, e desempenha atualmente funções como Investigadora Auxiliar no ISPUP. Coordena a Linha Temática Sindemias, Desigualdades em Saúde e Populações Vulneráveis do ITR e lidera o Lab Adversidade Social e Desigualdades em Saúde.
O seu principal interesse de investigação centra-se nos determinantes sociais da saúde. O seu foco está em avaliar de que forma experiências de adversidade, particularmente a exposição a violência, contribuem para situações de iniquidade, e compreender os mecanismos e processos envolvidos na produção de desigualdades em saúde desde as fases mais precoces da vida e com especial atenção aos grupos mais vulneráveis.
Sílvia integra a equipa de projetos nacionais e internacionais financiados, e é membro da Rede Biosocial Birth Cohort Research (BBCR). Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica. É responsável pela orientação de alunos de mestrado e doutoramento, e também desempenha funções de docência em cursos de pós-graduação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).