Especificamente, procura-se compreender qual o efeito desempenhado por diferentes exposições alimentares e nutricionais (desde macronutrientes a contaminantes alimentares) na saúde cardiometabólica, e clarificar o efeito mediador da inflamação crónica e do sexo nestas relações.
Paralelamente, visa identificar, desde a infância, trajetórias de padrões alimentares, e avaliar o impacto das mesmas no desenvolvimento físico e cognitivo mais tarde na vida.
É objetivo do laboratório dar continuidade ao desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas específicas para melhorar a avaliação das exposições alimentares em diferentes idades, a serem utilizados em estudos populacionais de larga escala.
É também objetivo deste laboratório continuar o desenvolvimento de e a aplicação de métodos aprimorados e ferramentas específicas para a idade para avaliar as exposições dietéticas, em grandes estudos de base populacional. O laboratório vai continuar envolvido no processo de harmonização da recolha do consumo alimentar na Europa, contribuindo para a monitorização de indicadores de saúde na área da nutrição e outros estilos de vida.
A sua missão última é fornecer conhecimento e evidência para apoiar as políticas de alimentação e nutrição e os programas nacionais de promoção da saúde, contribuindo para o bem-estar da população.